História da CDL de Pouso Redondo

Animados e incentivados pelos companheiros da CDL de Rio do Sul, Srs. Lothar Dieter Mass, Ildo Momm, Demetrio Biliski, Guinter Fahler, Jovino Nardelli e Ademir Santana, e apoiados pelo prefeito municipal Sr. Gilberto Steil e também pelos Sr. Hans Fritsche e Willi Dolzan enfrentamos o trabalho de organizar a CDL e SPC, nada fácil na época em que os comerciantes ainda se olhavam como concorrentes inimigos.

Quem conheceu Pouso Redondo naquela época e vê hoje, sabe o quanto cresceu e desenvolveu, não só a cidade, mas também todo o comércio.

No dia 22/03/85 finalmente se deu a instalação da CDL, com a presença do presidente da FCDL/SC Sr. Lothar Dieter Mass e o Diretor Executivo da FCDL/SC Sr. José Dias.

A 1ª sede do SPC foi instalada no dia 26/07/85 à Rua 23 de Julho, 61, com a benção do Pe. Vigário Dionísio Franzoi, estando presentes o Prefeito Municipal Sr. Gilberto Steil, Presidente da CDL de Rio do Sul Sr. Guinter Fahler, Presidente da CDL de Taió Sr. Heitor Bertoldi, Diretor do SPC de Taió Sr. Dilvo Názario, Gerente do Banco do Brasil Sr. Guido Wigers, além da imprensa escrita e televisionada Sr. Adilson Machado e Jorge Gomes.

No dia 05/11/85 foi realizado um jantar dançante com grande entusiasmo e participação dos pousoredondenses.

Em novembro de 1987 foi adquirida uma linha telefônica para a CDL, que até nesta data a CDL tinha somente um telefone emprestado.

Ainda no primeiro ano da CDL já foi realizada a iluminação natalina na rua central da cidade.

Introduzimos também no município o horário disciplinado, pois não havia horário de abertura nem de fechamento do comércio.

Realizamos com muito dificuldade e trabalho no dia 20/04/1991 na Associação dos Motoristas de PR o 3º Encontro Regional das CDL’s e SPC’s do 15º Distrito da FCDL/SC no qual tivemos presença de mais de 400 participantes cedelistas, encontro este realizado com grande êxito, onde participaram na organização com muita garra os dirigentes da CDL de Rio do Sul e Taió destacando o grande cedelista (em memória) Sr. Gilberto Girardi, que na época foi Diretor Distrital do 15º Distrito. Também não podemos esquecer os cedelistas anfitriões, nossa gente que não mediu esforços em prol do acontecimento inédito de Pouso Redondo, em que ainda tivemos a participação do Gerente do BESC Sr. Sebastião Waltrick e do funcionário do Bando do Brasil Sr. Felisberto Fôrmolo. Neste encontro se fez presente também o jornal A Noticia.

No dia 29/08/91 foi adquirido um terreno para a sede da CDL, medindo 30000 m², compra esta realizada do Sr. Ervin Nardelli, por uma comissão designada para tal fim.

Desde 1992 foi introduzidos o natal de prêmios e também os shows natalinos antecendo as festas de natal.

Em 1997 a CDL informatizou o SPC e logo seguiu também a interligação dos SPC’s na esfera regional e estadual, isto na gestão do Sr. Volni Raizer e Amilton Taufenbach.

Participamos também na administração da FCDL/SC, na qualidade de Diretor Distrital e Vice-Presidente, na pessoa de nosso cedelista Sr. Volni Raizer, o qual participou durante 16 anos.

Mas a nossa CDL não foi somente impulsionada por presidentes e diretores mas também pelas secretárias executivas, as quais muito contribuíram para o perfeito funcionamento do SPC temos uma extensa lista de pessoas que se dedicaram com afinco ao trabalho, mesmo quando o horário do comercio foi prolongado. Eis a nominata das colaboradoras da CDL deste seu inicio: Ligia Nichelatti Cristofolini (em memória), Elenice Rita Schneider Cunha, Maria Lurdes Bonin, Selma Bichels, Daiane Riscarolli, Silvana Bichels, Ievelise Verdi, Maria Helena do Carmo, Luciane Patrícia Longen, Silvia Reif, Daniele Cevei, Cristiane Amâncio, Siara Bonatti, Andréia Soraia klegin e os auxiliares Diogo Klegin, Gracilene Steil, Juciane Elena Venturi e Talita Marques Dias, Cristina Aparecida de Moraes e auxiliares Thais Elisa Agustini, Danusi Cristina Coelho, Daiana da Silva, Naiara Pereira (atualmente no cargo) e o auxiliar Paulo Henrique Senen, Lucilene Bertoli, Elisabete Cristiana de Oliveira, Ana Cristiana Vendramin, Lucas Gabriel Noveletto Cristofolini, Sarah Mileny de Andrade Böll (atualmente no cargo) e o comercial Leonardo Beletti (atualmente no cargo).